domingo, 18 de abril de 2010

Informática & Religião


Por Fábio Ramos (fabiotwotwo)


"Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior
conhecimento. Daniel 12:4 (NVI)

Quem faz parte da minha geração de seres humanos viveu a maior revolução no ramo da ciência e tecnologia da história do planeta. Só de estar aqui digitando num aparelho na qual era só um sonho de ficção científica há até poucas décadas é surpreendente a velocidade com o que as informações vem e vão.

Quando penso nesta declaração do anjo a Daniel a respeito do tempo em que a verdade seria restaurada me dá um frio na espinha medonho, pois tenho a plena convicção de que vivo exatamente nesse tempo determinado pelas profecias. E pra aumentar mais a tensão as palavras desse livro que até então estava selado está nas minhas mãos - e provavelmente nas suas também.

Quem me conhece sabe que sempre estou a par do que acontece no ramo de tecnologia, principalmente na área da informática. E ao longo desses meus 30 anos de vida associar a capacidade e a velocidade de informação dos computadores e o acesso do mundo inteiro à elas é de esperar que a comparação chega a ser espantosa. Eu ainda me lembro bem das dezenas e dezenas de linhas de comandos para efetuar simples operações nos fantásticos computadores da era MSX e se comparados aos pequenos cliques que você dá no seu celular, por exemplo, daria tempo pra fazer milhares de postagens - como atualmente ocorre em microblogs tipo o Twitter.

O efeito direto nessa velocidade implica numa relação paralela à quantidade de informação. Ou seja, quanto mais rápido mais coisas são processadas em menos tempo e cada vez mais informações você obtém de várias fontes. E eis aí um problema que está virando uma bola de neve: o excesso de informação (muitas delas inúteis e banais).

"O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo." Habacuque 2:2

Eu me lembro das primeiras empreitadas na divulgação de verdades através dos enormes cartazes chamados "outdoors" falando a respeito do Apocalipse e quando eu ia de ônibus para o centro da cidade em minha infância cheguei a ver uma dessas grandes tábuas com a verdade espalhada nos principais pontos estratégicos onde mesmo a 80 km/h dá pra ler e ficava imaginando: "nossa, as profecias estão se cumprindo mesmo!". E a mídia deu um salto na divulgação de programas da nossa igreja até com comerciais em horário nobre e em páginas de jornais. Era o pão de Eclesiastes 11 começando a ser lançado sobre as águas.

Mas isso foi só o começo! Em todo o lugar a verdade está sendo espalhada como folhas de outono; e atualmente temos os principais temas como esperança sendo procurados a cada segundo nos nossos sites. Páginas como o www.biblia.com.br que trazem seções com estudos bíblicos e uma rede de voluntários que tiram dúvidas e oram pelos pedidos de orações solicitados. Temos a rede Novo Tempo presente em mais de 300 cidades brasileiras com um canal aberto, além de estar presente na grade por mais básica que seja da SKY...

...e temos VOCÊ! Sim, você! Você que está à frente de um computador com uma rede de amigos em algum site de relacionamento esperando por uma palavra sua, com uma lista de contatos de e-mail que aguardam uma mensagem de conforto e esperança vinda do seu endereço, que tem um blog com dezenas ou centenas de seguidores que acreditam e apóiam em tudo o que você escreve e com certeza sentirão vontade de saber mais a respeito do que você professar ou que simplesmente está só lendo notícias e postando seus comentários. Faça um pequeno teste! Pesquise na Bíblia (pode-se usar o próprio site) e sempre que escrever algo onde quer que esteja ou o que quer que faça, inclua um versículo. Assim com certeza você estará contribuindo com a divulgação do maior evento da história do universo:

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mateus 24:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário