Como cristãos temos I Tessalonicenses 5:21 como regra básica em tudo o que fazemos no que se refere à todo tipo de recreação. Paulo deu a receita que infelizmente muitos utilizam de maneira inadequada pois interpretam de forma que abrem brechas para utilização de coisas fúteis e sem enlevo algum na hora em que se escolhe como se divertir - principalmente na hora de assistir à um filme.
Com o advento da internet ficou muito mais fácil ter acesso a vídeos de todos os tipos; vejam por exemplo o Youtube, com milhões de opções literalmente. Até há pouco tempo pra se conseguir assistir à um bom filme você seria obrigado a dispor de grande parte do seu salário para adquirir um pacote avançado de alguma operadora de TV por assinatura, acompanhar a grade de programação e ficar preso a assistir no horário pré-determinado pela emissora. Ou então ir à uma locadora de vídeo e alugar - se é que conseguiria encontrar o dito cujo recomendado! Pra piorar, você estaria de certa forma indo contra alguns preceitos bíblicos à respeito desta questão? Acredita? No primeiro item iria contra Isaías 55:2 e no segundo item iria contra Eclesiastes 3:1 e 3:17, pra se ter uma idéia. (e ainda tem gente dizendo que a Bíblia não serve pra todos os assuntos...)
Depois que casei (farei 7 anos de casado daqui exatos 32 dias) passei a entender melhor o porque de certos apelos impróprios em produções cinematográficas e esse é um dos pontos negativos ao usar a máxima paulina "olhai tudo" na íntegra. Não é necessário você ou membros de sua família ficarem expostos à situações de violência, sessões de espiritismo ou principalmente atos libidinosos expressos abertamente na grande maioria dos títulos que passam na TV ou são adquiridos de alguma forma (aluguel, compra ou o famoso "baixado") entre outras cenas impróprias para qualquer ser humano - e não só a nós, cristãos professos.
É aí que eu jogo nessa singela postagem a necessidade de abrirmos a mente - e não simplesmente desprezar tudo que vem de forma áudio-visual dos estúdios norte-americanos. Podemos, sim, ter centenas de opções de filmes excelentes com vantagens de entreter sem necessariamente denegrir...
Não entrarei em detalhes pormenores (ou seja, não vou contar os filmes senão perderiam a graça) mas posso aqui dar uma pequena lista dos que eu assisti recentemente e que podem ser alugados ou comprados sem sustos. Ou até baixados na internet, já que vários estão fora de catálogo e que nenhuma emissora de TV se interessaria em passar em seus canais abertos.
Não vou por na lista filmes tipo "Paixão de Cristo", "Prova de Fogo" ou "Desafiando Gigantes" por motivos óbvios, hehe.
O FAZENDEIRO E DEUS (Faith Like Potatoes) tem um apelo emocional a respeito da confiança em Deus e a resposta dEle à medida da nossa fé.
A DIETA DO PALHAÇO (Super Size Me) vem em estilo documentário na qual o próprio produtor do filme resolve alimentar-se durante 30 dias de uma dieta estritamente de fast-foods e acaba nos mostrando várias consequências em se adotar um estilo de vida americano de se comer.
SONHADORA (Dreamer) é um filme totalmente "light" com lições de afeto familiar e respeito e cuidado com os animais. Tirando a parte sobre apostas em corridas de cavalos, é um filme pra se ver em família.
O QUARTO SÁBIO (The Forth Wise Man) é uma história paralela ao nascimento de Cristo e diz à respeito de um quarto rei mago que deveria ter ido junto aos outros 3 mais famosos. Sempre ouvia falar desse mas nunca tinha conseguido assistir, mas é muito bom - só que é totalmente fictício, heim!? Inclusive a parte em que ele consegue encontrar Jesus e... ah só vendo.
Termino com Filipenses 4:8:
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (NVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário